Tenham muito cuidado com este ingrediente que está na moda! Este homem...

Tenham muito cuidado com este ingrediente que está na moda! Este homem foi parar às urgências!

COMPARTILHE
The best hosting you'll ever have

A chia é um alimento com propriedades benéficas ao organismo: estimula o emagrecimento, desintoxica, diminui a ansiedade, o colesterol e triglicéridos, evita o envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares e a diabetes e ainda fortalece os músculos.

É altamente nutritiva uma vez que é composta por proteínas, cálcio, ómega 3, magnésio, manganês, fibras, antioxidantes e energia.

No entanto, é preciso ter cuidado com este alimento.

Chia-seeds-900x900

Um homem, com 39 anos, comeu uma colher de chia e, de seguida, bebeu um copo de água. Isto foi o suficiente para o deixar sob efeito anestésico durante horas numa sala de emergência no hospital da Carolina do Norte, Estados Unidos.

A médica do Centro Médico Carolinas (Nova Iorque, Estados Unidos) Rebeca Rawl, realizou uma pesquisa que nomeou “O impacto da semente de chia no esôfago”, onde descobriu que a chia consegue absorver 27 vezes mais do que o peso dela em água. Assim, ela aconselhou que “ninguém deve consumir essas sementes secas ”.

Foi isto que aconteceu ao homem: a chia alastrou e entupiu o esófago dele, tornando impossível engolir até a própria saliva.

chiaestomago_sososlteiros

Nina Manolson, uma coacher em saúde provinda de Boston, Estados Unidos, referiu que “se comer as sementes secas, sem as deixar em algum líquido para que seja feita a absorção antes da ingestão, elas absorverão a água que existe no seu organismo, o que possibilitará uma oclusão”.

Primeiro, deves deixar a chia dentro de água até que o grão tenha alastrado na totalidade. Nina ainda referiu que “porém, isso não deve ser uma razão para evitar as sementes de chia”.

chiaagua_sosslteiros-800x533

Ainda consoante a pesquisa da Dra. Rawl, não deves consumir chia sem consultares primeiro o teu médico nos seguintes casos:

Hipertensão: quem sofre de hipertensão e está medicado pode tornar-se hipotenso se consumir chia, uma vez que esta tem a capacidade de baixar a tensão arterial segundo uma pesquisa do Hospital St. Michael´s, em Toronto, no Canadá;

Hipotensão:como já foi anteriormente referido, a chia tem a capacidade de reduzir a pressão arterial, o que pode levar a dores de cabeça, cansaço ou sono excessivo.

Pessoas que tomam medicação composta por anticoagulantes:como a chia é composta por Ómega 3 aumenta o efeito da medicação. O Chefe da Corporação de Alimentos Nuchia, Homer Hartage, referiu que “é recomendado consultar um médico antes de consumir a semente.” Referiu também que os hemofílicos não a devem consumir porque pode originar hemorragias e hematomas;

 

  • Diabéticos:a chia produz o mesmo efeito de reduzir os níveis de açúcar que a medicação da diabetes;

 

  • Pessoas operadas ao trato gastrointestinal: quem tenha sido operado ao estômago, cólon ou intestino não a deve consumir porque auxilia o trânsito intestinal;

 

  • Diarreia:pelo mesmo motivo referido no ponto anterior;

 

  • Doença diverticular: a chia é constituída por uma grande quantidade de fibras;

 

  • Síndrome do Intestino Irritável:não deves consumir nenhuma semente;

 

  • Cancro:segundo várias pesquisas Journal of Molecular Biochemistry, consumir chia reduz o risco de cancro de mama e de colo do útero. No entanto, em 2009, a American Journal of Clinical Nutrition existe uma possibilidade, mesmo que baixa, de a chia poder provocar cancro da próstata.

A Dra. Catherine Ulbricht, fundadora da Natural Research Standar Collaboration, referiu que “as pessoas acham que, com as terapias naturais, podem consumir o quanto desejam porque é natural, mas existem muitos efeitos adversos como em qualquer terapia (…) tudo o que entra no organismo causa uma ação e uma reação. Nada é 100% benéfico”.

Partilha esta informação!

Comentários