Segundo o correio da manhã:Benfica foi o clube mais beneficiado por árbitros...

Segundo o correio da manhã:Benfica foi o clube mais beneficiado por árbitros citados nos emails suspeitos

COMPARTILHE
The best hosting you'll ever have

As denúncias do FC Porto sobres as trocas de emails entre Pedro Guerra, diretor da Benfica TV e Adão Mendes, antigo árbitro de futebol referem os nomes de pelos menos oito árbitros. São eles Jorge Ferreira, Nuno Almeida, Manuel Mota, Vasco Santos, Rui Silva, Hugo Pacheco, Bruno Esteves e Paulo Baptista. O jornal desportivo ‘O Jogo’ recuperou a análise que fez aos lances polémicos de todos os jogos em que estes juízes apitaram partidas do Benfica, FC Porto e Sporting, nas últimas quatro épocas. E chega à conclusão de que o FC Porto será o clube mais prejudicado, seguido do Sporting.

O Benfica terá sido prejudicado em 2013/14 (- 4 pontos) teve saldo nulo nas duas épocas seguintes e terá sido beneficiado em 3 pontos na última época. O FC Porto, pelo contrário, terá perdido 9 pontos na época que deu o ‘tetra’ ao Benfica, uma diferença de 12 pontos entre o primeiro e segundo classificados. Nas restantes temporadas, os portistas foram prejudicados em apenas 2 ou 1 pontos, considera o periódico. O Sporting perdeu 4 pontos, 2 pontos e 4 pontos nas últimas quatro temporadas, com exceção da época 2015/16 em que, segundo o Tribunal O Jogo, os leões foram beneficiados em 4 pontos. O método do jornal foi de verificar as análises feitos pelos especialistas em cada jogo.

Só foram tidos em conta os lances em que houve unanimidade sobre a decisão que os árbitros tomaram em lances cruciais da partida – amostragem de cartões, marcação de penáltis e foras-de-jogo em lances de grande perigo. O Tribunal O Jogo chega assim à conclusão que o Benfica sai claramente beneficiado nos jogos que envolvem estes oito árbitros. Na estatística geral destas contas, percebe-se que o Benfica ganhou 35 dos 38 jogos apitados por estes oito árbitros. Um rácio bem acima dos do FC Porto (28 vitórias em em 36) ou do Sporting (30 em 41).

Comentários