Sabia que é possível sonhar a preto e branco? Descubra mais factos...

Sabia que é possível sonhar a preto e branco? Descubra mais factos interessantes sobre o sono!

COMPARTILHE
The best hosting you'll ever have

CURIOSIDADES SOBRE O SONO
Sabia que é possível sonhar a preto e branco? E que o medo de dormir tem o nome de somnifobia? Descubra mais factos interessantes sobre o sono neste fantástico artigo.

 

Estar acordado por mais de 17 horas seguidas leva a uma diminuição da produtividade equivalente a ter .05% de álcool no sangue. O seu julgamento, atenção e capacidades motoras são afetadas, o que torna inseguro conduzir. Também se mostrou que as pessoas julgam mal as suas capacidades quando dormem pouco, julgando-se bem quando, afinal, não estão na posse de todas as suas capacidades

O homem é o único mamífero que adia o sono por vontade própria. Todos os outros animais, assim que sentem sono, deitam-se para dormir. Nós esperamos para ver o final de um filme ou para irmos ao café com amigos.

A altitude altera a qualidade do sono. Em média, as pessoas precisam de duas a três semanas para ajustarem o sono à nova altitude. A dificuldade vem das mudanças na respiração devido aos baixos níveis de oxigénio.

É possível acordar-se a si próprio inconscientemente. Por exemplo, quando tem um compromisso importante de manhã, é comum acordar mais cedo, muitas vezes mesmo antes de o alarme acordar. O stress de ter de acordar liberta uma hormona.

Os humanos são efetivamente capazes de dormir de olhos abertos, o que não é possível para a maioria dos animais.

Os bebés privam os pais de cerca de 1055 horas de sono durante o primeiro ano de idade, o que equivale a 44 dias.

O medo de dormir é real. A fobia dá pelo nome de somnifobia e pode resultar de repetidos pesadelos, acontecimentos traumáticos ou stress pelo facto de poder estar a fazer outras coisas em vez de dormir. Esta fobia pode levar à depressão.

Em média, uma pessoa acorda seis vezes durante a noite. Por vezes retomamos tão rapidamente o sono que não nos apercebemos de acordar.

Esta é uma curiosidade muito interessante: 12% das pessoas sonham a preto e branco. Mas antes da televisão a cores, esta percentagem era de 75%.

Os barulhos comprometem a qualidade do sono mesmo quando achamos que não os ouvimos. Pesquisas mostraram que os sons nas primeiras e últimas duas horas de sono são os mais prejudiciais.

Segue-nos no Facebook:

Comentários