Aos 86 anos de idade este agricultor italiano fala 100 línguas

Aos 86 anos de idade este agricultor italiano fala 100 línguas

COMPARTILHE
The best hosting you'll ever have

É considerado um dos mais curiosos inteletuais de Itália e um caso único no mundo. Aos 86 anos é agricultor e conhece cem línguas diferentes, com especial carinho pelos idiomas da Ásia Central.

Riccardo Bertani já publicou centenas de volumes, entre os quais dicionários, traduções e ensaios linguísticos, onde compara línguas e culturas do mundo.

Segundo a ABC espanhola, Riccardo levanta-se, há mais de 70 anos, às duas da madrugada, permanecendo em silêncio no seu escritório até às nove da manhã, no seu escritório, na pacata aldeia de Caprara, situada no norte de Itália. Após isto, dedica-se ao campo durante umas horas.

Atualmente, levanta-se às cinco da manhã para ler, escrever e contemplar o nascer do sol. Oriundo de uma família de camponeses, Riccardo cresceu num ambiente familiar com estímulos culturais diversificados. O seu pai era comunista, pelo que leu muitos livros em russo, tendo aprendido a língua rapidamente.

Desde cedo que Riccardo se apercebeu que o seu futuro estaria nas línguas. Aprendeu, sozinho, diversos idiomas, alguns dos quais esquecidos pelo tempo, como os de povos da Mongólia e tribos da Sibéria.

No entanto, Riccardo nunca visitou nenhum dos países que tem estudado. Apenas visitou algumas associações culturais e universidades para apresentar os seus livros. “As minhas pernas já não me deixam sair de casa”, lamentou, afirmando que a sua inspiração vem do grande maestro Tolstoi.

“Na ética de coisas simples, cada um vale pelo que é, não pelo que tem”, acrescentou Riccardo.



Comentários